Inicio / Noticias / Responsáveis dos Cursos de Cristandade das dioceses do sul tiveram formação

Responsáveis dos Cursos de Cristandade das dioceses do sul tiveram formação

Participaram 35 responsáveis das dioceses de Setúbal (2), Évora (2), Beja (11) e Algarve (12). Os trabalhos foram orientados por uma equipa coordenadora constituída por 11 elementos, que teve como primeiro responsável José Pereira Nascimento e que contou com a participação do presidente do Secretariado Nacional, Jaime Custódio, e com elementos vindos de Setúbal, Beja, Évora, Porto e da diocese algarvia. A assistência espiritual esteve a cargo do padre Jorge Matos, de Évora, e do padre Joaquim Nunes do Algarve.O Curso para Responsáveis, segundo o método do movimento, procurou avivar o compromisso e responsabilidade eclesial dos participantes, encorajar e fortalecer o testemunho de vida cristã nos ambientes e lugares próprios da vida de cada um e a animar e promover a participação na missão evangelizadora da Igreja, na linha de acção apostólica proposta pelo movimento. Segundo os participantes «estes dias de intenso trabalho, reflexão, partilha e animação entre todos proporcionou um fortalecimento de ânimo e motivou um maior entusiasmo e entrega à acção apostólica». «Reinou um ambiente de franca amizade e cordial diálogo entre todos os participantes. A partilha de experiências e de modos concretos de agir possibilitou que se desenvolvessem dinamismos de partilha fraterna e de comunhão de ideais» – testemunharam.

Verifique também