Inicio / Noticias / Retiro Internacional de Sacerdotes contou com três participantes da diocese do Algarve

Eram cerca de 850 os participantes vindos de mais de 70 países de todo o mundo. De Portugal eram 40 sacerdotes, mais 15 brasileiros, somando assim um total de 55 sacerdotes de língua portuguesa. D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa acompanhou este grupo, do qual faziam parte 3 sacerdotes da diocese do Algarve: o padre Henrique Varela (pároco de Loulé), o padre Manuel Coelho (pároco de Alcantarilha e Pêra), o padre José Manuel Pacheco, missionário redentorista a trabalhar na zona de Lagos. Foram 6 dias (de 26 de Setembro a 1 de Outubro) de grande riqueza espiritual, um “recarregar de baterias” para o início do ano pastoral tendo, este Retiro, ajudado os pastores “a renovar os seus compromissos sacerdotais e a redescobrir a beleza e a frescura” do seu sacerdócio, da “grande graça que é o Sacramento da Ordem”. A irmã Bridge e o padre Kevin, que “receberam do Senhor o dom de falar aos sacerdotes pelo mundo inteiro”, foram os pregadores principais deste Retiro, apesar de ter havido outros contributos e testemunhos até de leigos. Houve ainda reflexões alusivas ao Cura de Ars (o que seria normal visto estarmos na sua precisa ). O tema do Retiro foi: “Sacerdócio: o amor do coração de Cristo” e em cada dia houve um sub-tema específico. Assim, no primeiro dia, falou-se sobre “A vocação do sacerdote”, tendo sido paresentado um depoimento sobre a vida do Cura de Ars. No segundo dia foi abordado o “Sacramento da Reconciliação”. No terceiro dia foi a vez de se reflectir sobre “A Cura” (com Celebração do Sacramento da Santa Unção). O quarto dia os participantes debruçaram-se sobre a “A Eucaristia celebrada e adorada”, tendo havido procissão Eucarística. No quinto dia dedicado à “Reparação ao Coração de Jesus”, os sacerdotes deslocaram-se a Paray-le- Monial, terra do Coração de Jesus. Os sacerdotes participantes do Algarve foram “enviados” na Vigília da Assembleia Diocesana do Renovamento, que decorreu em Loulé, o­nde os participantes prometeram a sua oração e apoio económico, sem o qual não teria acontecido esta participação.

Verifique também