Quinta-feira 19 de Setembro de 2019
Inicio / Noticias / RETIRO QUARESMAL – 36 casais recordaram como viver e testemunhar o Matrimónio como vocação

Estiveram presentes 36 casais de todo o Algarve, do Barlavento ao Sotavento, das paróquias de São Pedro de Faro (5), São Luís de Faro (5), Olhão (5), Ferreiras (5), Paderne (4), Lagos (3), Boliqueime (2), Portimão (2), Quelfes (2), Albufeira (1), Montenegro (1)e Sé de Faro (1). Segundo os organizadores, este retiro procurou ser para os casais participantes, “um tempo de encontro com o Pai, neste tempo quaresmal”. A temática do encontro foi “viver e testemunhar o Matrimónio como vocação”, explorado por D. Manuel Madureira Dias, que aconselhou os participantes com vista a uma melhor vivência do seu dia-a-dia enquanto casal. “Estivemos presos pelas palestras que explicaram ‘o chamamento de Abraão’, ‘a história amorosa de Rebeca’, ‘a missão do casal’, ‘os vários significados da palavra amor’, tudo isto interligado à temática do encontro”, refere António Brás, membro da equipa do Sector Diocesano da Pastoral Familiar. No último dia, o Bispo Emérito do Algarve terminou a orientação do retiro, falando-nos de Nossa Senhora.Para além das palestras, houve ainda momentos de oração e reflexão, nomeadamente a exposição do Santíssimo Sacramento (com adoração individual e colectiva), e de celebração com uma Celebração Penitencial, realizada na noite de sábado, o­nde todos os participantes, por meio do orientador do retiro ajudado pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas e por seis sacerdotes, tiveram oportunidade de se reconciliar com Deus. Momento celebrativo foi também a celebração da Eucaristia de domingo, que encerrou o retiro.

Verifique também