Inicio / Noticias / Seminário algarvio aberto à comunidade

Seminário algarvio aberto à comunidade

Para além destas, foram também visitadas também quase todas as paróquias da vigararia de Faro (a primeira receber esta iniciativa por ser aquela em cuja área se encontra o Seminário), faltando apenas o concelho de Olhão. Seguidamente será a vigararia de Loulé a ser visitada. Os seminaristas participaram ainda no dia 14 de Outubro num encontro, que teve lugar na paróquia da Sé de Faro, apenas para as famílias dos rapazes que frequentam o Seminário de São José, actividade que teve com o objectivo proporcionar a apresentação e o convívio entre todos. Segundo explicou Pedro Manuel à FOLHA DO DOMINGO, o objectivo destas iniciativas é “dar a conhecer aqueles que são o Seminário” e “tornar palpável aquilo que habitualmente é tido como um grupo de eleitos”. O seminarista, membro da equipa formadora do Seminário diocesano, clarifica então a expressão utilizada. “São eleitos porque se dispõem a assumir a história de amor que Deus quer fazer com eles. Mas Deus só quer fazê-lo porque são humanos, rapazes normais como todas as outras pessoas”, justifica. O seminarista admite ainda que estas visitas possam “tocar o coração de alguns jovens que se encontrem em questionamento ou em dúvida vocacional”. “É ainda uma passagem para agradecer e ao mesmo tempo para pedir a continuidade das orações pela perseverança de cada um, além de que, deste modo, nos tornamos mais próximos e nos sentimos mais em família”, acrescenta. Pese embora o Seminário esteja a ir ao encontro das paróquias, o inverso também se tem verificado. Algumas comunidades paroquiais têm passado pelo Seminário com o intuito de conhecer melhor a instituição. De São Luís e da Sé de Faro alguns grupos de catequese têm visitado o Seminário de Faro. Alguns seminaristas também foram visitar dois grupos da catequese de São Luís de Faro para dar testemunho e responder a várias questões. Pedro Manuel foi igualmente convidado, pelo Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, para apresentar um pequeno testemunho a todas as turmas do 5º ao 9º ano de escolaridade, o que tem vindo a acontecer esta semana. Agendado está também já um encontro ao nível do Pré-seminário, na véspera da ordenação diaconal dos seminaristas Flávio Martins e Pedro Manuel. Assim, o encontro terá início no dia 16 deste mês, à noite com o jantar e com a participação na Vigília de Oração que terá lugar, pelas 21.30 horas, na igreja matriz de São Pedro, em Faro, na qual farão o juramento de fidelidade e a profissão de fé os futuros diáconos, e terminará com a participação na ordenação diaconal de dia 18 na Sé Catedral de Faro, pelas 17 horas.

Verifique também