Já na quarta-feira tinham chegado os 4 rapazes que, este ano, vão viver e fazer o seu discernimento vocacional no Seminário Diocesano. Na quinta-feira juntaram-se-lhe os nossos seminaristas que estão em Évora e dois que lá ingressarão este ano. Às 12h, o padre Mário Sousa (reitor), presidiu à Eucaristia do Espírito Santo, concelebrada pelo padre Rui Guerreiro (prefeito) invocando sobre todos os dons do Espírito para o ano que agora começa. Seguiu-se o almoço de convívio e um encontro com todos. O padre Manuel Rodrigues (director espiritual) não pode estar presente, por motivos de consulta médica. Depois de um ano encerrado, o Seminário Diocesano volta a abrir as portas, com um novo alento de esperança e com os frutos de um ano em que, em toda a Diocese, se rezou pelas vocações. “E o Senhor concedeu-as: 6 novos rapazes (4 para o Seminário de Faro e 2 para o 1º ano de Teologia). E concedeu-nos ainda cerca de 40 pré-seminaristas. É preciso continuar a pedir ao Bom Pastor que nos conceda as vocações que a nossa Igreja diocesana precisa”, garante o reitor do Seminário. A equipa formadora foi também enriquecida com um novo membro: o Joel Teixeira, um dos três seminaristas finalistas da diocese algarvia, que assim permite uma maior disponibilidade ao padre Rui Guerreiro para as acções vocacionais diocesanas, visto que o padre Mário Sousa é pároco e, além disso, todas as semanas tem de ir a Évora leccionar aulas e o padre Manuel Rodrigues também está limitado pelos trabalhos paroquiais. Assim, neste ano o Seminário Diocesano é composto por 4 seminaristas em Faro, 7 em Évora e 3 em estágio pastoral na diocese algarvia: Manuel (Vila Real S. António): 9º ano; Valter (S. João da Venda / S. Pedro de Faro): 10º ano; Hélio (Loulé): 11º ano; Nelson (Conceição de Faro): 11º ano; Miguel Ângelo (Tavira): 1º Teologia; Vasco (Ferreiras): 1º Teologia; Bruno (Olhão): 2º Teologia; Valter (Fuzeta): 2º Teologia; António (Albufeira): 5º Teologia; Flávio (Monte Gordo): 5º Teologia; Pedro (Monchique): 5º Teologia; Joel (Salir): estágio pastoral no Seminário de Faro; Miguel Mário (Quelfes): estágio pastoral em Monchique e Ruben (Sé): estágio pastoral em Aljezur. Ao longo deste ano, o padre Rui Guerreiro continuará o trabalho de discernimento vocacional com os rapazes do 7º ao 11º ano e o padre Mário Sousa com os rapazes do 12º ano e universitários.