Inicio / Noticias / Seminarista António de Freitas foi instituído leitor

Seminarista António de Freitas foi instituído leitor

Antes da homilia, foi apresentado ao Bispo diocesano o eleito ao ministério de leitor e depois da intervenção de D. Manuel Quintas, foram então celebrados os ritos da instituição, tendo a assembleia presente sido convidada a “elevar a Deus a sua oração” pelo seminarista. Sobre o candidato a leitor foi feita uma oração de bênção pelo presidente da celebração e seguidamente foi-lhe entregue o livro da Sagrada Escritura. A instituição no ministério de leitor é assinalada, simbolicamente, com esta entrega, por parte do Prelado, do livro da Palavra de Deus que o leitor proclamará na assembleia dos fiéis. Esta instituição, que também pode ser conferida a pessoas não candidatas ao sacerdócio, consiste na capacitação para proclamar, solenemente, a Palavra de Deus na comunidade cristã. Com esta celebração solene, o Bispo do Algarve confirmou o António de Freitas, natural de Albufeira, num serviço cada vez maior para com a Igreja local. Na sua homilia, D. Manuel Quintas começou por lembrar que “a primeira missão daqueles a quem o Senhor chama e concede o dom do sacerdócio é o anúncio do Evangelho”. Mais tarde, dirigindo-se directamente ao candidato a leitor, o Bispo diocesano deixou-lhe um apelo. “Procura escutar com fé esta palavra que o Senhor hoje te dirigiu também a ti, de modo que ao receber esta instituição no ministério de leitor possas não só ler, mas escutar com fé e amor esta palavra para que ela te possa transformar e identificar mais com Cristo”. “Que Maria possa acompanhar-te e guiar-te na instituição e no exercício deste ministério em que hoje és instituído e nos passos seguintes que te levarão à ordenação sacerdotal”, complementou D. Manuel Quintas.

Verifique também