Inicio / Noticias / Sensibilização para as vocações sacerdotais unem, no Algarve, Semana do Seminário e Semana Nacional dos Seminários

Desta forma, as iniciativas promovidas na diocese do Algarve no âmbito da Semana do Seminário Diocesano serão então prolongadas pelas duas semanas.Ao longo das duas semanas, as actividades promovidas conjuntamente pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e pela Equipa Formadora do Seminário Diocesano, irão procurar «sensibilizar as comunidades, sobretudo os adolescentes e jovens, em ordem ao pré-seminário, unindo este objectivo do programa pastoral à temática sobre a Eucaristia».Durante a quinzena, a iniciativa que irá mobilizar toda a diocese será a realização do Lausperene Diocesano, contudo o programa para a vivência da Semana do Seminário Diocesano e da Semana dos Seminários avança com outras propostas.Assim, serão igualmente realizados dois Encontros Vocacionais e um Encontro de Acólitos, tendo como objectivo «fazer uma sensibilização para o Pré-Seminário», a fase que antecede a entrada no Seminário Diocesano.Os Encontros Vocacionais terão lugar, das 10 às 17 horas, no Seminário Diocesano, em Faro, o primeiro a 6 de Novembro e o segundo a 4 de Dezembro. Estas iniciativas destinam-se a rapazes com o 12º ano de escolaridade. O Encontro de Acólitos, que terá início às 15 horas do dia 13 de Novembro, prolongando-se depois até à Vigília de Encerramento do Lausperene, será igualmente realizado no Seminário Diocesano e destina-se exclusivamente a rapazes acólitos.Para além destas acções, a organização realizou também no decurso do presente mês de Outubro outras iniciativas com vista à sensibilização das comunidades paroquiais e escolares para vivência e participação na Semana do Seminário Diocesano e Semana dos Seminários.Desta forma, foram então realizados quatro reuniões, nos passados dias 11, 12, 14 e 15 de Outubro, respectivamente para as vigararias de Lagos e Portimão, Albufeira, Loulé e Faro e Tavira, com as equipas vocacionais paroquiais e com os membros da Liga de Amigos do Seminário. Foram ainda efectuadas visitas às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas vigararias de Lagos e Portimão, estando ainda agendadas, até dia 12 de Novembro, semelhantes visitas para as restantes vigararias de Albufeira, Faro, Loulé/São Brás e Tavira.

Verifique também