No caso da Aldeia de São José de Alcalar, a reportagem da jornalista Helena Figueiras que foi intercalada com outros motivos de interesse de outros pontos do país, foi transmitida em directo, destacou a ideia de se tratar de uma aldeia “exemplar” e auscultou o testemunho de alguns dos utentes daquela estrutura de acolhimento a idosos, bem como do seu mentor, o padre Domingos Costa. Já o trabalho da jornalista Cristina Boavida com imagem de Vitor Quental, gravado na instituição de Olhão, entregue desde a sua fundação em 1930 aos cuidados das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, focou sobretudo o testemunho de algumas das 29 meninas e raparigas, dos 3 aos 18 anos, que o Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora de Fátima acolhe presentemente. Intitulado ‘Os Laços e Nós’, destacou ainda o enquadramento feito pelo director da instituição, o padre Carlos de Aquino, e o depoimento da irmã Maria Odete de Almeida, responsável pela casa. Ambas as reportagens foram disponibilizadas no canal do YouTube da Diocese do Algarve em www.youtube.com/diocesealgarve para aqueles que, por ventura, não tenham tido oportunidade de assistir o puderem fazer agora. A reportagem da RTP foi dividida em duas partes e a da SIC em quatro partes.