Segunda-feira 28 de Outubro de 2019
Inicio / Noticias / Telhado da Sé de Silves está a cair

Telhado da Sé de Silves está a cair

O sacerdote critica o facto de a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, entidade que coordena as intervenções no interior da igreja, a quem “foi dado conhecimento da situação”, nada ter feito até ao momento. “Escrevi uma carta a pedir urgência na resolução do problema e tem havido adiamentos sucessivos”, salienta. “Depois de os andaimes terem sido colocados pela Câmara Municipal de Silves, há quase três semanas, não houve ainda qualquer intervenção no local”, lamenta o padre Carlos de Aquino. O pároco testemunha não só que, “constantemente, caem areias do telhado no espaço do altar-mor, em cima da mesa do altar e na cadeira da presidência”, como relata o facto de chover dentro da igreja e na sacristia. O sacerdote critica ainda o facto de, no âmbito das obras realizadas pelo Programa Polis, não estar prevista a construção da rampa para acesso de pessoas com limitações físicas como foi sugestão e a demora na conclusão das mesmas. “As obras duram há mais de ano e meio”, constata o pároco que se mostra convecido do relacionamento entre as obras no espaço envolvente da igreja e a degradação do telhado. “Achamos que as obras envolventes têm contribuido para a degradação. A trepidação deve ter influência”, considera o padre Carlos de Aquino. Actualmente, foi improvisado um altar mais à frente da zona vedada que apresenta risco, por forma a conseguir-se celebrar a Eucaristia.

Verifique também