Sexta-feira 17 de Agosto de 2018
Inicio / Noticias / Tomou posse o novo Pároco de Alcotim, Giões e Pereiro

Tomou posse o novo Pároco de Alcotim, Giões e Pereiro

O Senhor D. Manuel Quintas presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial de Alcoutim, concelebrada pelo novo Pároco juntamente como o Pe. Carlos Aquino que, até agora, tinha a responsabilidade pastoral de Alcoutim, Giões e Pereiro. Participaram, para além da comunidade cristã daquela Vila, pessoas vindas de diversos lugares desta e de outras Paróquias vizinhas, nomeadamente de Martinlongo.No início da celebração foi lida pelo P. Joaquim Nunes, Chanceler da Diocese, a Provisão que nomeia o novo Pároco, o qual recebeu a chave do sacrário como sinal da missão de que foi encarregue. Na sua homília o Senhor Bispo, para além da explicação da Palavra de Deus proclamada, destacou aspectos centrais do ministério sacerdotal do Pároco, nomeadamente os que respeitam à celebração da Eucaristia e solicitude pastoral para com os fiéis, bem como a colaboração dos mesmos com o seu novo Pároco.Após a homília, perante o Senhor Bispo e a assembleia o Pe. Francisco fez a Profissão de Fé e o Juramento que o compromete com a missão recebida, após o que assinou a Acta da tomada de posse.No final da celebração o novo Pároco foi saudado e acolhido pelos seus paroquianos.Em Giões, ao meio dia, o Senhor Bispo também presidiu à Missa Paroquial na qual apresentou o Pe. Francisco como novo Pároco.O Pe. Francisco pertence à Fraternidade da Mãe de Deus que, desde 1991, tem em Giões uma das suas comunidades e que, a partir dali, desenvolve a sua acção apostólica nas Paróquias de Alcoutim, Giões e Pereiro. Aliás, desde há treze anos, que a Fraternidade tem assumido o cuidado pastoral destas Paróquias, pela presença e acção de uma comunidade de irmãos. Nos últimos três anos não lhe foi possível garantir a presença de um sacerdote.Natural da Catalunha, o Pe Francisco foi ordenado sacerdote em El Salvador o­nde exerceu o seu ministério ao serviço de uma Paróquia local e da comunidade da Fraternidade da qual é membro.

Verifique também

Seminário de São José de Faro celebrou o seu patrono

O Dia do Seminário de São José de Faro foi festejado, uma vez mais, no …