Quinta-feira 22 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Vigílias Ecuménicas no Barlavento marcam Semana pela Unidade dos Cristãos no Algarve

O Movimento Ecuménico é hoje um dado adquirido para os cristãos em geral. Afirmou-se primeiro fora da Igreja Católica, mas desde o Vaticano II que os católicos se encontram também empenhados, a todos os níveis, em promover a unidade visível entre todos os cristãos. Celebrada anualmente de 18 a 25 de Janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem este ano como tema de fundo uma passagem da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, “Cristo, único fundamento da Igreja” (1Co 3,1-23). A celebração mundial deste tempo de oração começou na Igreja Episcopal [anglicana], nos EUA, em 1908, por iniciativa do Reverendo Padre Paul Wattson. O espaço temporal compreendia as festas litúrgicas da cátedra de São Pedro e do apóstolo São Paulo. Actualmente, a Semana de Oração é celebrada por milhões de cristãos no mundo. O decreto sobre o ecumenismo do Concílio Vaticano II, promulgado em 1964, considerou a oração como a “alma” do movimento ecuménico e animou esta celebração. A iniciativa não pretende ser, contudo, apenas um conjunto de celebrações, assumindo-se como uma oportunidade única para educar as comunidades cristãs no caminho da reconciliação e planear acções ecuménicas em permanência, dentro das mesmas. Na diocese do Algarve, por dificuldade de agenda com a Igreja anglicana, este ano não se realizará a celebração diocesana que nos últimos anos tem marcado esta semana de oração. A vivência da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos será então, na diocese algarvia, assinalada pelas comunidades paroquiais que têm percorrido este caminho de unidade. Em Budens, inserida na preparação da Festa de São Sebastião (a realizar no domingo, 23 de Janeiro), terá lugar uma Vigília de Oração Ecuménica, hoje dia 18 de Janeiro, o primeiro dia da Semana Oração pela Unidade dos Cristãos, esperando-se a presença de fiéis da Igreja anglicana (Capelania de St. Vicente, na Luz de Lagos). Na igreja paroquial da Luz de Lagos, anglicanos e católicos oram também juntos no próximo dia 21 de Janeiro. Na verdade, esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o momento mais significativo de caminhada conjunta entre as diversas Igrejas cristãs, para a comunidade da Luz de Lagos, é encarado como mais um momento de comunhão, no âmbito de um projecto que vem sendo realizado nos últimos tempos. Não é a primeira vez que católicos e anglicanos da Luz de Lagos se unem, pois faz parte do programa pastoral das duas comunidades esta cooperação e diálogo ecuménico, visto que até o próprio espaço de culto, recentemente restaurado, é usado por ambos para as respectivas celebrações dominicais. Durante o ano, o decurso dos principais tempos liturgicos de Advento, Quaresma e Pentecostes tem ficado também marcado, na paróquia da Luz de Lagos, pelas orações promovidas em conjunto por cristãos e anglicanos à quinta-feira. A coordenação e animação destas vigílias de oração tem sido assumido de forma alternada, cabendo, desta vez, aos católicos animar esta na semana de unidade. Na igreja de Santa Maria de Lagos, católicos, ortodoxos e, (na ausência do sacerdote) alguns membros leigos da Igreja anglicana rezarão juntos no próximo dia 24 de Janeiro, numa vigília pela unidade dos cristãos. Os sacerdotes redentoristas a quem estãos confiadas algumas das paróquias do Barlavento algarvio estão ainda empenhados em que outras Igrejas cristãs da cidade de Lagos marquem também presença nesta Vigília Ecuménica.

Verifique também