Acompanhado por um grupo de paroquianos, o sacerdote trouxe a imagem da Virgem de Fátima que passou a última semana em peregrinação à vila de Sagres, com vários encontros destinados às famílias, pescadores, crianças, idosos, entre outros. O último dia, antes da despedida para Vila do Bispo, foi de celebração de toda a comunidade com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, conduzida pelas crianças através de leituras, cânticos e encenações. Os cristãos de Sagres procuraram assim encontrar-se com Jesus através do testemunho de sua Mãe. Depois do adeus à imagem de Nossa Senhora de Fátima, iniciou-se a procissão até ao sítio do Poço, sendo a imagem transportada a partir daí até Vila do Bispo por uma carrinha escoltada por elementos do Moto Clube “Os Corvos de São Vicente”. Em Vila do Bispo, a peregrinação estendeu-se desde o lugar de acolhimento, pela estrada antiga, até à igreja paroquial. Integrando a procissão, um grupo de três crianças recriaram os pastorinhos de Fátima – Lúcia, Jacinta e Francisco –, transportando um terço de grandes dimensões feito com flores de papel. Já no adro da igreja, mais crianças, empunhando corações vermelhos feitos em cartolina, ajudaram a acolher a imagem mariana recebida com uma chuva de pétalas de rosa. Também no interior do templo, a celebração de acolhimento foi muito participada pela catequese paroquial com as crianças a serem os verdadeiros protagonistas de alguns dos principais momentos simbólicos e celebrativos. O padre Joel Teixeira advertiu para alguns aspectos a ter em conta com a realização da peregrinação da imagem de Nossa Senhora. “A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima é momento para que olhemos para a nossa vida e pensemos bem o que queremos para o futuro; é momento também de dar graças a Deus pelas nossas vidas”, afirmou, destacando algumas das características necessárias para uma melhor vivência da semana. “É necessária disponibilidade, confiar e colocarmo-nos nas mãos da nossa Mãe. É isso que Ela nos pede para que vivamos esta semana de uma forma intensa, alegre e feliz. Maria não quer a nossa tristeza, não quer que vivamos esta semana angustiados, mas que a vivamos em alegria e em festa e para isso é necessário voltarmos o nosso coração e a nossa mente para Ela e dizermos como Maria disse um dia: ‘Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua vontade’”, concretizou, acrescentando: “se for esta a nossa intenção, não tenho dúvidas que, de hoje a oito dias, estaremos com o coração cheio, transbordante de alegria e de amor”. Durante a celebração, o jovem pároco deu graças a Deus e a Nossa Senhora pela numerosa assembleia reunida que encheu por completo a igreja de Vila do Bispo. Já quase a terminar, o sacerdote procedeu à bênção da bandeira do Moto Clube “Os Corvos de São Vicente” que foi consagrado a Nossa Senhora de Fátima. Também as crianças no final foram abençoadas. No próximo sábado, a imagem peregrina mariana segue para a paróquia da Raposeira, segundo o programa que se segue. A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima às paróquias vicentinas podem ser também acompanhadas através do blogue construído para o efeito em http://fatimaemviladobispo.blogs.sapo.pt/. Mais fotos na ‘Galeria de Imagens’. Programa da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Raposeira 24 de Novembro (sábado) 16.30h – Procissão desde a Igreja da Vila do Bispo até à Igreja da Raposeira. 17.30h – Celebração Mariana 18.00h – Lanche comunitário 25 de Novembro (domingo) 9.00h – Missa 17.00h – Recitação do Terço meditado 26 de Novembro (segunda) 18.30h – Recitação do Terço 27 de Novembro (terça) 17.00h – Exposição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia 18.00h – Recitação do Terço e celebração da Eucaristia, com a consagração das Famílias a Nossa Senhora de Fátima 28 de Novembro (quarta) 18.00h – Celebração Mariana com os Doentes 19.00h – Recitação do Terço e Celebração da Eucaristia 29 de Novembro (quinta) 18.00h – Recitação do Terço e Celebração da Eucaristia 30 de Novembro (sexta) 19.30h – Recitação do Terço 20.00h – Procissão seguida de Eucaristia com a consagração da aldeia a Nossa Senhora de Fátima 1 de Dezembro (sábado) 15.00h – Procissão até à Capela de Nossa Senhora de Guadalupe 15.30h – Celebração Mariana com as Crianças 16.00h – Despedida de Nossa Senhora Nota: A igreja estará aberta todos os dias das 16.30 às 20.00 horas, excepto quarta-feira.